segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Novidades sobre a palestra Python para Série 60

Finalmente o dia chegou. Apresentei a palestra/curso sobre o PyS60, tudo correu bem, a audiência tinha nível *muito* bom, o que torna tudo mais interessante.

Eu tinha solicitado uma extensão de tempo, pois o tema Série 60 é cheio de detalhes e 3 horas é pouco para falar e demonstrar tudo que era preciso, e ainda por cima fazer uma sessão hands-on. Aí um outro palestrante teve problemas familiares e não pôde vir.

Limão vira limonada, e o Python para Série 60 ganhou tempo extra na sexta de manhã, uma solução conveniente a todas as partes.Embora eu acredite que os arquivos das palestras vão ser armazenadas em definitivo no site Python Brasil, disponibilizo a palestra aqui, para quem estiver interessado:Palestra em formato OpenOfficePalestra em formato PowerPoint (com probleminhas de conversão)É engraçado como sempre fica alguma coisa para a última hora.

Fora a correria de quarta-feira para instalar o emulador Symbian em todas as máquinas do laboratório (25 ao todo), só tive acesso à webcam hoje de manhã. (Nesta apresentação a webcam ajuda muito pois permite mostrar o que está acontecendo na tela do celular de verdade, tem coisas que o emulador simplesmente não faz.) Precisei conectar a webcam no Linux para descobrir o fabricante e então achar o driver para Windows... A infra-estrutura, pelo menos para mim, estava muito satisfatória; tive tudo que precisava e os computadores do laboratório são realmente bons (sem o que seria impossível usar emulador Symbian; deve ser o aplicativo mais pesado do universo conhecido.) Não há wireless nos laboratórios, mas não fez muita falta pois os computadores tinham acesso à Internet.Todo evento tem seu probleminha "du jour", o nosso problema ficou por conta das questões geográficas. A SOCIESC é *enorme* e a PyCon está acontecendo em 2 ambientes distantes entre si (anfiteatro e bloco X). Faltaram algumas plaquinhas ou cartazes de orientação, bem como instruir as guaritas sobre o evento.

E também avisar as pessoas de fora que a SOCIESC é mais bem conhecida pelo antigo nome de "Escola Técnica Tupy", isso facilita muito na hora de pedir informações aos locais :)Incidentalmente há um bom lugar para se comer ao lado da SOCIESC -- a Associação Atlética Tupy. Engraçado que eu mesmo nunca tinha almoçado lá :) apesar do meu pai ter trabalhado 20 anos na Fundição Tupy.

Outra boa novidade: vários amigos do Instituto Nokia e até da UFCG baixaram à terrinha da chuva para prestigiar o evento, o que me deixou sobremaneira contente. É uma pena não poder assistir às demais palestras justamente por estar envolvido no evento, mas compensarei isso depois vendo os vídeos. No mais, o evento chama a atenção da comunidade de software livre nacional para Joinville/SC -- um dos maiores celeiros de desenvolvedores do Brasil e sede de centenas de empresas de software, que "aparecem" pouco porque têm mais foco em ERP.Na mão contrária, esperamos despertar a atenção dessa comunidade local para o Python, uma ferramenta incrível inclusive para desenvolvimento de ERP -- visto que diversas empresas estão ainda relutando entre adotar Java e .NET sabendo dos problemas de ambas.

by epx.com.br

Nenhum comentário: