A Symantec reportou a descoberta de novos trojans voltados para dispositivos portáteis, como o sistema Symbian. De acordo com as definições da Symantec, malwares recentes são capazes de comprometer seriamente as operações em dispositivos Symbian equipados com Bluetooth.
O sistema Symbian equipa aparelhos móveis fabricados por várias empresas como Nokia, Siemens AG, Sony Ericsson, Motorola e Panasonic. O primeiro trojan, identificado como SymbOS.Sendtool.A, deixa uma ferramenta hacker no dispositivo que pode ser usada para enviar programas maliciosos, como variantes da família de trojans SymbOS.PBStealer, para outros aparelhos através de Bluetooth.
O trojan é enviado como arquivo "Fspreader.SIS". Quando o arquivo é aberto, o malware é instalado e uma caixa de diálogo é exibida para o usuário, afirmando que a aplicação não vem de fontes confiáveis e pode causar problemas.
A Symantec também aumentou a classificação de perigo do SymbOS.PBStealer.D, um trojan que envia informações de contatos do usuário para outros aparelhos através de conexões Bluetooth. E um terceiro trojan, SymbOS.Bootton.E, é capaz de reiniciar o dispositivo móvel infectado. No entanto, a Symantec afirmou que alguns componentes do trojan dificultam o reinicio do aparelho infectado.
Nos últimos anos, vários vírus e trojans foram lançados para este sistema, desde que o código fonte do worm Cabir foi lançado publicamente. No entanto analistas de segurança ainda não estão completamente convencidos da necessidade de se investir em segurança para este sistema. Algumas empresas, porém, já lançados antivírus para aparelhos com o Symbian.
by baboo.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário