quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Avaliação: Nokia 6681

Um ótimo smartphone para o cliente corporativo

O Nokia 6681 mostra que a empresa realmente se preocupou em evoluir a proposta de seus equipamentos com arquitetura Symbian. Não seria exagero dizer que o 6681 está entre os melhores produtos, quando o assunto é disponibilidade de recursos, proporcional ao custo do produto.

Realmente, esse é um aparelho completo, pois oferece praticamente todos os recursos que um celular de gama alta pode oferecer. De cara, podemos citar que é um aparelho GPRS classe 10 (4+1/3+2 slots) e também EDGE classe 10. Na teoria, o EDGE Classe 10 pode chegar até a 236.8 kbps. Mas no Brasil, com as nossas redes pouco otimizadas para a transferência de dados, dificilmente se chega a 100 kbps.

O aparelho também opera Tri-Band (GSM 900/1800/1900 MHz) tornando-se uma excelente opção para uso na Europa e parte da América Latina. Mas pode apresentar limitações em lugares como os EUA, ou país que fazem uso de redes GSM de 850 MHz.

O aparelho não chega a ser pequeno, pois mede 108,4 x 55,2 x 20,5 mm e tem um volume de 104 cc. O peso do modelo também não é pequeno, com 131 gramas. Mas esse tamanho tem uma justificativa. Com esse volume, o Nokia 6681 oferece uma excelente tela de 256 mil cores e tecnologia TFT, com 176 x 208 pixels, o que resulta num tamanho de 35 x 41 mm. Além de excelente brilho, a tela oferece alta resolução, agradando até mesmo aos usuários mais exigentes. De fábrica, o equipamento permite a configuração do de até 3 idiomas no menu, sendo: português, espanhol e inglês. Também traz três jogos incluídos: Snake, Card Deck, SnowBoard.

Multimedia

Atualmente, a maioria dos usuários gosta de ter uma série de arquivos pesados na memória do telefone, tais como: arquivos MP3, fotos da câmera do celular, alguns pequenos vídeos, além das informações de contatos e no caso dos aparelhos de sistema operacional Symbian, alguns outros programas para aplicações específicas. Para um perfeito funcionamento do aparelho, a Nokia implementou um processador de 220 MHz ARM 5, bem mais rápido que todos os outros celulares Nokia com Symbian já comercializados anteriormente no Brasil, a exemplo dos modelos 6600, 7610 e 3660.


O 6681 traz um cartão de memória RS-MMC Dual Voltage de 64 MB, mas pode-se utilizar cartões de até 512 MB. Sua memória interna é de 9 MB. Apesar de não ser um valor muito alto, atende a maioria das necessidades usais do dia a dia.

Quanto ao suporte de áudio, o 6681 não decepciona, mas também não impressiona tanto. O equipamento oferece alto falante polifônico de 48 canais, podendo reproduzir toques monofônicos, arquivos de MP3 e True Tones. Como essas características, o usuário até pode curtir algumas músicas em MP3, seja pelo alto-falante polifônico ou pelos fones estéreos que acompanham o 6681. Entretanto, os fones de ouvido estéreo, apesar de muito bonitos e com acabamento de alta qualidade, não são muito confortáveis no ouvido.

Sua câmera de 1,3 Mega Pixel tem resolução máxima de 1280x960 pixels, e conta com o recurso de zoom digital progressivo de 6x. Uma novidade no 6681, é o novo sistema de flash do aparelho. Igual aos demais celulares que utilizam flash baseado em led, o 6681 ganhou um aprimoramento nesse recurso. Na maioria dos aparelhos, o LED que é utilizado como flash, fica aceso de forma contínua, e em alguns casos, aumenta um pouco a intensidade do LED no momento da foto. No 6681, isso mudou. Com a utilização de um flash branco de alta intensidade, esse pisca rapidamente quando a foto é feita, funcionando de forma muito parecida as câmeras fotográficas convencionais. Dessa forma, existem vantagens e desvantagens nessa operação. A principal vantagem, é que quando fotografa-se pessoas em ambientes escuros, o LED do 6681 não chega a incomodar, produzindo uma iluminação mais consistente e homogênea. Até mesmo para objetos distantes (cerca de 4 metros), esse flash melhora sensivelmente a qualidade das fotos. Mas se o objetivo for fazer fotos de objetos muito próximos (menos de 40 cm de distância), o excesso de luz “estoura” a imagem, ou seja, a imagem fica excessivamente iluminada, apagando detalhes. Essa mesma tecnologia de flash, também está presente em alguns outros modelos da Nokia, como o Nokia N90 (GSM) e Nokias 6265 e 6155 (CDMA).Novos modelos da Nokia, vão incorporar também esse recurso.

Além do recurso fotográfico, o aparelho também permite a gravação de vídeos, no formato 3GPP. Os vídeos podem ser transferidos para o PC e assistidos no player que acompanha o CD de instalação, ou convertidos para formatos universais com o programa Mobile 3GP converter Um detalhe importante, é que o vídeo pode ter o tamanho que for, desde de que a memória do telefone, ou do cartão, comporte. Afinal, o 6681 permite que todos os seus arquivos sejam acessados, ou gravados, diretamente no cartão de memória, sem utilizar a memória interna do telefone, que é mais limitada.

O usuário também pode utilizar o cartão de memória RS-MMC como memória principal, para instalar programas Symbian e arquivos multimídias (MP3, fotos, vídeos, etc). Como o cartão de memória conta com a característica hot-swap (troca do cartão com o aparelho ligado, sem perda de dados) a Nokia implementou um recurso onde, toda vez que o compartimento do cartão é aberto, os aplicativos instalados no cartão de memória são finalizados, e o usuário é informado disso através de uma mensagem na tela.

Recursos adicionais

Um recurso bastante interessante do Nokia 6681 é a possibilidade de se imprimir fotos e documentos do celular, sem a necessidade de utilizar um computador. Tal recurso é conhecido por PicBridge (Direct Printing System). Assim, dispositivos compatíveis, podem receber os arquivos tanto através de um cabo padrão USB ou transferência por Bluetooth. E tudo isso pode ser feito sem a necessidade de se instalar um driver no telefone Symbian ou na impressora. No caso do Nokia 6681, o cabo DKU-2, que faz parte do kit do aparelho, pode ser ligado em qualquer impressora com porta USB com suporte a padrão PictBridge. Em relação ao Bluetooth, também nenhum driver é necessário. Basta que a impressora tenha a interface bluetooth. Um exemplo de impressora com bluetooth e compatível com o PicBridge é a HP Photosmart 335 com o adaptador bluetooth ou a HP Deskjet 450wbt, com bluetooth integrado.
Outro recurso interessante, e inédito, entre os aparelhos da Nokia, é o sensor de luz que controla a iluminação do teclado e do display. Ele tem como objetivo otimizar o consumo de energia controlando a iluminação do telefone. Isso funciona da seguinte forma: O sensor no topo do telefone, identifica a luminosidade do ambiente. Se o ambiente estiver claro, o display terá potência máxima, para permitir boa leitura e o teclado permanecerá apagado. Porém, se a iluminação ambiente for pouca ou nenhuma, o display será iluminado com metade da intensidade e o teclado iluminado para permitir a utilização do celular nesse ambiente escuro.
Entre as novidades do Nokia 6681, esta um menu de atalho, logo na tela principal do celular. Esse menu leva o usuário diretamente as aplicações de agenda, criação de SMS, calendário, galeria (arquivos multimídia do celular) e aplicativo de impressão. O único porém, e que essas opções de atalho não podem ser alteradas. Mesmo assim, esse menu inicial aproxima a utilização do 6681 de um PDA.

Uma inovação no design do aparelho, permitiu que a tampa de proteção da lente da câmera, fazer parte do mesmo conjunto da tampa da bateria. A principal vantagem dessa mudança é que, como a tampa da câmera é uma parte móvel do celular, a possibilidade de quebra deste componente é muito alta. Nesse caso, se isso vier a acontecer nesse celular, basta trocar a tampa traseira da bateria. Assim, o conjunto protetor da lente também será substituído, sem a necessidade de se levar o celular a uma assistência técnica.

Para facilitar a configuração do aparelho, o usuário que pretende utilizar mais que um chip GSM, no mesmo aparelho, a Nokia implementou o Setting Wizard. Como esse software e mais poucos comandos do usuário, é possível configurar todas as funções de conectividade do celular (MMS, WAP, APN, etc) para uma determinada operadora. Segundo o menu oferecido pelo Setting Wizard, estão disponíveis as configurações da Claro, TIM, BrT, Oi, Telemig e Amazônia Celular. Entretanto, só foi possível confirmar a eficiência do processo de configuração com a operadora TIM e Claro. É importante destacar, que o 6681 avaliado estava desbloqueado, portanto, livre para qualquer operadora.
Desvantagens

Apesar das inúmeras características positivas, o 6681 deixou algumas importantes questões de lado. Nesse modelo, a empresa abandonou o recurso de conexão por porta infravermelha. É bem verdade que a tecnologia Bluetooth é muito mais eficiente e cômoda para o usuário. Mas não podemos esquecer os milhões de PDAs e Laptops, que ainda circulam pelo mercado, e que possuem apenas a porta infravermelha para uma conexão sem fio. Dessa forma, o 6681 limita a possibilidade de oferecer compatibilidade com esses usuários antigos.

Outra coisa que também não agrada muito é o tempo que o celular leva entre ligar, e estar disponível para o uso. Do momento em que se aperta o botão até o usuário poder introduzir o código de segurança do telefone, leva-se 20 segundos. E depois do código, mais 10 segundos são necessários até o usuário poder começar a utilizar o celular.
Dicas

Um recurso interessante para facilitar a operação é a tecla de acesso rápido ao modo silencioso. Basta o usuário pressionar por mais de 2 segundos a tecla “#”, que o celular vai automaticamente para modo silencioso. Para voltar ao perfil anterior, basta repetir o procedimento.É importante também verificar qual a versão do firmware que esta sendo utilizada no Nokia 6681. Isto pode ser verificado digitando *#0000# na tela inicial do telefone. Se a versão for V 4.00.15 de 28/05/2005 RM-57, ou anterior, seria interessante levar o celular a uma assistência técnica, para a atualização do software. Essa versão, causou algumas instabilidades no telefone durante o teste.
by mundosemfio.com.br

Nenhum comentário: